segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários Tarefa III

http://brunofeza.blogspot.com/

http://eduardoguterres.blogspot.com

http://brunagauterio.blogspot.com/

Biologia, Tarefa III

A ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, a distribuição e abundância dos seres vivos e de sua intereção com o ambiente.
O homem é um ser vivo livre, o mais racional entre todos, capaz de pensar e fazer descobertas importantes, mudar o rumo da história e construir grandes civilizações. Durante todo o tempo do seu longo desenvolvimento, passando desde os primórdios até como hoje nos vemos, foi necessário muitas mudanças biológicas e físicas em nossos organismos; mas muitos esquecem que o grande aliado e muitas vezes inimigo do homem -o meio ambiente - também foi e continua sendo exponencialmente alterado, pois quanto mais pensamos, mais usufruímos daquilo que está à disposição da nossa obstinada e obcecada pretenção. E uma das muitas consequências graves que isso acarretou foi o aquecimento global.
Do princípio, quando pensamos neste assunto polêmico, logo nos deparamos com o famoso Efeito Estufa. Pois bem, a surpresa é que esse fenômeno não é decorrente do aquecimento global, pois é natural. Sua característica é basicamente a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante, refletindo em parte a radiação que recebemos de volta para o espaço. Então por que está condenando a própria Terra?
Aí que entra o Aquecimento Global. Ele acontece devido ao aumento da emissão de gases poluentes, CFC's, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc) na atmosfera terrestre. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, que ocasiona em um Efeito Estufa 'acelerado'. Ou seja, é como se os gases que eram para ser dispersado para o espaço, ficassem presos à Terra. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.
As consequências disso cada vez mais ficam mais evidentes, principalmente nas grandes cidades. São elas:
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas (como o caso do Rio de Janeiro, Veneza, etc);
- Crescimento e surgimentos de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Apesar de os 'contras' avançarem muito mais rápido que os 'prós', o homem começou uma tentiva de conscientização e diminuição sobre suas ações, como:
- Protocolo de Kyoto: Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

- Conferência de Bali: Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.


- Conferência de Copenhague - COP -15:
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

Para melhorar a saúde de nosso planeta, temos que não só pensar no conjunto de todos que o habitam, como em cada indivíduo, pois é quando entramos na esfera pessoal que temos acesso a reflexão de nossos atos do dia-a-dia, tão imperceptíveis às vezes que achamos que não fazem diferença - o maior equívoco - pois é justamente neles, onde está concetrada a essência de nossos erros. Começar seja por preservar as carnes em geral, ingerindo em menor quantidade, até as preocupaçõs com automóveis, energia elétrica, separação do lixo, energias reutilizáveis e utilização de produtos sustentáveis. Só com um bom uso de nossa própria vida, poderemos exigir de outros o cuidado para com ela.



Pegada Ecológica:
1.1 planetas por ano / 2 hectares globais da área bioprodutiva do planta Terra

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comentarios Sociolgia

http://vanessaliino.blogspot.com/


http://brunofeza.blogspot.com

Tarefa I, Sociologia

Viver intrínsecos ao capitalismo é realmente um teste para manter-se sóbrio de tudo aquilo que é lançado o tempo todo, em todos os lugares e de todas as maneiras viáveis. Quantas vezes somos postos à prova e sujeitos a mudar nossa própria maneira de pensar depois de ver uma determina propaganda? Nos dias atuais, inúmeras. É impossível não se encaixar em algum lugar, pois se não somos consumistas, somos outra coisa: fora de moda, conservadores, excêntricos, etc.
Isso é lógico, e existem casos e casos, não podemos afunilar tantas personalidades(ou não) diferentes em um único exemplo. É impossível falar que não existam pessoas que se vestem para se enquadrar em determinado grupo social, pois todos fazemos isso em alguma hora de nossas vidas. Vestimos calças sociais e camisas para trabalharmos, uniforme para estudarmos e assim por diante.
Ingênuos são os que pensam que a imagem está vinculada com o que se é de fato. Há personalidades que exibem melhor seu jeito, expõe idéias e argumentos de forma mais convincente; mas não quer dizer que os mais calados ou timidos não sintam e vejam, ou melhor, sejam. O fato é que também é certo dizer que fingir é uma das coisas mais difíceis de se fazer por muito tempo impunemente. Mas se eu não finjo, eu sou. E isso não tem só a ver com a roupa que eu visto, com o filme que eu gosto, com a comida preferida; é tudo parte de um todo. Eu não continuo sendo eu mesmo se não estou com quem gosto, se não me visto do jeito que me sinto bem, se não como a comida que prefiro e me satisfaz. Entende?
Consumismo é algo que o próprio homem criou, com o objetivo de satisfazer a ele próprio, seja por verba, ou por prazer.Não digo que é certo consumir em excesso, pois tudo que é demais é porque algo está errado. Mas se nos inebriarmos com roupas, sapatos, cabelos, e o escambal, e nos mantivermos integros e seguros de si mesmos, que seja. Todos buscamos algum meio para nos satisfazer, somos inerentes nisso, porém não devemos nos deixar cegos ao que está a nossa volta e às consequências. Ser incomum é o que devemos buscar. Einsten, Aristóteles, Mandela, figuras que temos que seguir de exemplo, não foram o comum, não seguiram ninguem, eles são as nossas excessões, que muitas vezes foram contra tudo e todos para moverem seus ideais e isso é o que chamamos de 'ser', perpetuar o caráter, a mente e o corpo.

domingo, 9 de maio de 2010

Comentários Tarefa 2

http://robertawfortes.blogspot.com/


http://www.lucerutti.blogspot.com/


http://juliasp2511.blogspot.com/








ACESSEM: http://never4me.tumblr.com/

Tarefa 2



Células-tronco são as células com capacidade de auto replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com pontencial de diferenciar-se em vários tecido.
Quanto a sua natureza, podem ser:
Adultas: extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como a medula óssea, sangue, figado, cordão umbilical, placenta etc.
Embrionárias: só podem ser encontradas nos embriões humanos e tem um alto poder de diferenciação.


Essas células podem ser obtidas através da clonagem terapêutica, que é uma técnica de manipulação genética que fabrica embriões através do núcleo da célula; do corpo humano, onde as células-contro adultas sao fabricadas em alguns tecidos do corpo (medula, sistema nervoso e epitélio); e de embriões descartados.
A biologia do desenvolvimento é a disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases, desde o crescimento, a diferenciação celular, e a morfogênese.
A embriologia é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário.
Juntando esses dois conhecimentos mais o video mostrado, onde podemos visualizar melhor a embriogênese, e então vermos de onde sai as células-tronco embrionárias, podemos ter idéia do quão importante é esse processo, em razão desse tipo de célula ser o mais valioso, se levado em consideração que pode tornar-se qualquer outro tipo de tecido.
Com isso, sabemos a importância desse novo tipo de ciência, a biologia de desenvolvimento, e também a da célula-tronco, que é dada a partir do combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

tópico inutil

GEEENTE VAMO ACESSAR POR FAVOR: http://never4me.tumblr.com/
http://never4me.tumblr.com/
http://never4me.tumblr.com/
http://never4me.tumblr.com/
http://never4me.tumblr.com/

contribui pra minha tentativa de escreve e da

follow

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comentários

Nicole:

http://nickgut.blogspot.com/

Grazi:

http://biograzi.blogspot.com


Daniel:

http://dkmalacarne.blogspot.com/

domingo, 25 de abril de 2010

Tarefa I

Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Aí então, está a explicação para a nossa hereditariedade. Por que me pareço com meu pai, minha mãe ou meu avô? Os cientistas acreditam que esta resposta e muitas outras estejam vinculados aos genes (unidade fundamental da hereditariedade).Quase tudo que está ligado ao nosso cotidiano tem a ver com genética, desde a cor de nossos olhos, a aparência de nosso cabelo, o comprimento de nossos braços ou pernas, até mesmo o nosso gosto, nosso jeito de andar e a nossa voz.

Há um projeto interessante sobre Genética, que vem sendo realizado desde 1990, chamado Projeto Genoma. Nele, há participação de diversos países, incluindo o Brasil, que tentam desvendar o código genético de organismos(podendo ser animal, vegetal, fungos, bactérias ou de um vírus) através do seu mapeamento.

A Bioquímica estuda basicamente as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos. Para isso, a estrutura e a função das biomoléculas - amaminoácidos, peptídeos, enzimas, proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos, hormônios, vitaminas, dentre outros - são requisitos para essa disciplina. Também é destaque a importância das propriedades da água, além do sistema de pH.
Através da Bioquímica é possível termos o conhecimento referente ao nosso metabolismo: o que é comer saudavelmente, o que não devemos ingerir com excesso, quais as propriedades de cada vitamina, o que são carboidratos, etc.Há inúmeros projetos feitos com base na Bioquímica. O que mais encontramos, talvez sem perceber, são os remédios.
A Fisiologia estuda o funcionamento dos organismos, considerando o tempo em que vivem os seres e as suas características adaptadas/selecionadas.Com essa interação as diversas aplicações e funções físicas e químicas relacionadas aos Reinos , é possível, por exemplo, tratar de assuntos como a nutrição, circulação, respiração, excreção, os movimentos, o controle imunitário e reprodução, ao longo da história evolutiva.
Atualmente importantes pesquisas envolvendo Fisiologia ganham considerável destaque, principalmente nos setores relacionados a biomecânica, bioquímica e a farmacologia.
A Ecologia estuda as interações entre fatores bióticos(vida) e fatores abióticos(sem vida), havendo transfêrencia de energia e matéria. Ecologia engloba o estudo de seres vivos acima do nível do organismo individual, sendo basicamente então, a população, comunidade, ecossistema e a biosfera.Ou seja: comunidade refere-se a um conjunto de todas as populações que vivem numa mesma área; sobre uma comunidade atuam vários fatores físicos e químicos do ambiente, como luz, umidade, temperatura; esses fatores são chamados de Abióticos, e atuando sobre as comunidades, formam um Sistema Ecológicos ou Ecossistema (natureza); por sua vez, o conjunto de ecossistemas da terra, ou seja a camada da Terra que contém vida, forma a Biosfera; e a Ecologia, a estuda.
Cada vez mais percebe-se a importância da Ecologia em nossos tempos, sendo ainda mais relevante atualmente, pois há grande interferência do homem como fator transformação na Terra. Com o conhecimento de que não há somente o homem vivendo em nosso planeta e de todas as outras milhões de espécies que convivemos, torna-se possível cultivar o que chamamos de consciência ecológica.
Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes interagem, tanto estrutural quanto funcionalmente. O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, sendo divididos em quatro grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.A Histologia relaciona-se com diferentes outros campos da Biologia, como a Bioquímica, Fisiologia, Biologia molecular, etc.
Através do conhecimento dessa área é possível detectar doenças que nos atingem de forma intracelular, e com isso, buscar uma cura. Há muitas doenças que ainda nao tiveram sua cura definida pelo homem, e que ainda estão em andamento, em projetos pelo mundo todo, na tentativa de finalmente achar uma maneira de imunizar os seres vivos.
Com esse artigo é possível concluir que independente de serem vários ramos da Biologia, seria impossível uma atuar isoladamente da outra, ou seja, cada disciplina de certa forma, complementa uma outra, e atuando de forma separada, não abrangeria tudo de sua própria área.