Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Aí então, está a explicação para a nossa hereditariedade. Por que me pareço com meu pai, minha mãe ou meu avô? Os cientistas acreditam que esta resposta e muitas outras estejam vinculados aos genes (unidade fundamental da hereditariedade).Quase tudo que está ligado ao nosso cotidiano tem a ver com genética, desde a cor de nossos olhos, a aparência de nosso cabelo, o comprimento de nossos braços ou pernas, até mesmo o nosso gosto, nosso jeito de andar e a nossa voz.
Há um projeto interessante sobre Genética, que vem sendo realizado desde 1990, chamado Projeto Genoma. Nele, há participação de diversos países, incluindo o Brasil, que tentam desvendar o código genético de organismos(podendo ser animal, vegetal, fungos, bactérias ou de um vírus) através do seu mapeamento.
A Bioquímica estuda basicamente as reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos. Para isso, a estrutura e a função das biomoléculas - amaminoácidos, peptídeos, enzimas, proteínas, carboidratos, lipídeos, ácidos nucléicos, hormônios, vitaminas, dentre outros - são requisitos para essa disciplina. Também é destaque a importância das propriedades da água, além do sistema de pH.Através da Bioquímica é possível termos o conhecimento referente ao nosso metabolismo: o que é comer saudavelmente, o que não devemos ingerir com excesso, quais as propriedades de cada vitamina, o que são carboidratos, etc.Há inúmeros projetos feitos com base na Bioquímica. O que mais encontramos, talvez sem perceber, são os remédios.
A Fisiologia estuda o funcionamento dos organismos, considerando o tempo em que vivem os seres e as suas características adaptadas/selecionadas.Com essa interação as diversas aplicações e funções físicas e químicas relacionadas aos Reinos , é possível, por exemplo, tratar de assuntos como a nutrição, circulação, respiração, excreção, os movimentos, o controle imunitário e reprodução, ao longo da história evolutiva.
Atualmente importantes pesquisas envolvendo Fisiologia ganham considerável destaque, principalmente nos setores relacionados a biomecânica, bioquímica e a farmacologia.
A Ecologia estuda as interações entre fatores bióticos(vida) e fatores abióticos(sem vida), havendo transfêrencia de energia e matéria. Ecologia engloba o estudo de seres vivos acima do nível do organismo individual, sendo basicamente então, a população, comunidade, ecossistema e a biosfera.Ou seja: comunidade refere-se a um conjunto de todas as populações que vivem numa mesma área; sobre uma comunidade atuam vários fatores físicos e químicos do ambiente, como luz, umidade, temperatura; esses fatores são chamados de Abióticos, e atuando sobre as comunidades, formam um Sistema Ecológicos ou Ecossistema (natureza); por sua vez, o conjunto de ecossistemas da terra, ou seja a camada da Terra que contém vida, forma a Biosfera; e a Ecologia, a estuda.
Cada vez mais percebe-se a importância da Ecologia em nossos tempos, sendo ainda mais relevante atualmente, pois há grande interferência do homem como fator transformação na Terra. Com o conhecimento de que não há somente o homem vivendo em nosso planeta e de todas as outras milhões de espécies que convivemos, torna-se possível cultivar o que chamamos de consciência ecológica.
Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes interagem, tanto estrutural quanto funcionalmente. O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, sendo divididos em quatro grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.A Histologia relaciona-se com diferentes outros campos da Biologia, como a Bioquímica, Fisiologia, Biologia molecular, etc.
Através do conhecimento dessa área é possível detectar doenças que nos atingem de forma intracelular, e com isso, buscar uma cura. Há muitas doenças que ainda nao tiveram sua cura definida pelo homem, e que ainda estão em andamento, em projetos pelo mundo todo, na tentativa de finalmente achar uma maneira de imunizar os seres vivos.
Com esse artigo é possível concluir que independente de serem vários ramos da Biologia, seria impossível uma atuar isoladamente da outra, ou seja, cada disciplina de certa forma, complementa uma outra, e atuando de forma separada, não abrangeria tudo de sua própria área.
Gostei bastante! Muito completa a pesquisa da Julia, por isso acrescento apenas uns detalhes sobre a Genética que, por acaso, coloquei no meu próprio post:
ResponderExcluirO que contem toda a informação genética que passa de geração em geração é uma molécula vinda do agrupamento de um grande número de nucleotídeos, chamada DNA. Uma coisa curiosa: ele pode se "auto-copiar".
A Ecologia (estudo da casa) também engloba as relações dos seres entre si. Essas relações nos ecossistemas são fundamentais para a preservação das espécies e no momento em que houver alguma modificação brusca, muitas espécies podem ser extintas. E realmente, o homem vem interferindo muito no ecossistema em geral, isso vai nos trazer muitos problemas no futuro. O próprio clima já vem mudando e trazendo com isso riscos para todas as espécies.
ResponderExcluirGostei muito!
ResponderExcluirGostaria de acrescentar que a genética não somente explica nossa semelhança com nossos parentes e define nossas características como também é a explicação para diversas doenças, que são causadas por problemas na estrutura do DNA, genes que determinam a ação de determinadas enzimas, e que também podem ser herdadas de nossos pais através do código genético.
É triste ver como o homem, o possivel ser mais inteligente do planeta é o mesmo que o destrói. o total egoismo das pessoas em pensarem apenas nelas e não nas centenas de milhares de especies que vivem em nosso planeta (como voce relatou). mesmo não tendo nenhuma relação conosco, elas dependem vitalmente de nós. pois se acabarmos com o planeta, não irão mais existir
ResponderExcluirÉ possível acrescentar que, a célula da genética é o DNA, e que no seu interior existem os genes, que carregam nossas informações genéticas. Essas informações são as características que citastes no texto, como cor de olhos, cabelo, tamanho de braços e pernas. Concordo plenamente contigo, não importa em quantas áreas a biologia for dividida, todas elas sempre estarão interligadas, dependendo uma das outras. Muito bom o artigo!
ResponderExcluir