domingo, 9 de maio de 2010

Tarefa 2



Células-tronco são as células com capacidade de auto replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com pontencial de diferenciar-se em vários tecido.
Quanto a sua natureza, podem ser:
Adultas: extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como a medula óssea, sangue, figado, cordão umbilical, placenta etc.
Embrionárias: só podem ser encontradas nos embriões humanos e tem um alto poder de diferenciação.


Essas células podem ser obtidas através da clonagem terapêutica, que é uma técnica de manipulação genética que fabrica embriões através do núcleo da célula; do corpo humano, onde as células-contro adultas sao fabricadas em alguns tecidos do corpo (medula, sistema nervoso e epitélio); e de embriões descartados.
A biologia do desenvolvimento é a disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases, desde o crescimento, a diferenciação celular, e a morfogênese.
A embriologia é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário.
Juntando esses dois conhecimentos mais o video mostrado, onde podemos visualizar melhor a embriogênese, e então vermos de onde sai as células-tronco embrionárias, podemos ter idéia do quão importante é esse processo, em razão desse tipo de célula ser o mais valioso, se levado em consideração que pode tornar-se qualquer outro tipo de tecido.
Com isso, sabemos a importância desse novo tipo de ciência, a biologia de desenvolvimento, e também a da célula-tronco, que é dada a partir do combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

8 comentários:

  1. Muito interessante a pesquisa da Julia! Uma curiosidade mostrada no vídeo é que as células tronco embrionárias são originadas 4 ou 5 dias apos a fecundação e as embrionárias são encontradas dentro do blastocisto, que é constituído por, aproximadamente, 150 células!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da pesquisa, e gostei das ilustrações na postagem e a fundamentação teorica,como se forma ,suas funções e o uso dela para recuperar tecidos danificados.

    ResponderExcluir
  3. É válido lembrar que as células-tronco não só podem reconstituir tecidos mas também órgãos e por isso são tão importantes para pessoas com doenças degenerativas. Uma melhoria de vida ocorrerá a partir do momento que o uso dessas células for permitido, muitas vidas com certeza serão salvas. Inclusive, há pesquisas que estão sendo feitas para a criação de órgãos a partir de células-tronco e essas células são importantes também na hora de transplantes, onde elas podem diminuir o risco da rejeição de órgãos por terem a característica da diferenciação, podendo tornarem-se qualquer tipo de célula do corpo.

    ResponderExcluir
  4. interessante a parte em que tu fala sobre as adultas e embrionarias,tendo como visto também a parte em que tu fala que as celulas podem ser obtidas atraves de clonagem terapeutica.Concordo contido quando tu fala que sabemos a importância desse novo tipo de ciência e também sabemos que essa ciencia nos ajudara no futuro muito proximo.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante sua pesquisa julia,pois você explicou bem o que seria célula-tronco pos atona a polemica que envolve as células-tronco embrionarias, porém como a colega grazi falou as células-tronco podem reconstituir tecidos e orgãos, poderia ter colocado algumas doenças como exemplo: diabetes,cirrose, Alzheimer.

    ResponderExcluir
  6. como sempre, muito boa a pesquisa. faltou salientar a polemica em torno dessas pesquisas, porque é muito importante lembrar, que para utilizar as celulas embrionarias, uma vida vai deixar de 'nascer'.

    ResponderExcluir
  7. Não podemos esquecer que os fatores discutidos não são importantes apenas para a saúde física, mas também mental. Também é de grande significado salientar que a partir das técnicas utilizadas com células tronco e outras, estamos rumo a novas descobertas e assim, cada segundo que passa percebemos que a capacidade do ser humano é muito maior do que podemos imaginar.
    No mais o texto está bem claro.

    ResponderExcluir
  8. coisa queridaa! As células-tronco embrionárias são retiradas do blastocito, a segunda fase pela qual o zigoto passa. Concordo com a tua colocação, realmente esse tipo de célula é muito valioso tendo em vista que pode se transformar em qualquer órgão e qualquer tecido. A ciência ainda tem muito o que evoluir nessa área, já que não é tão simples usar essas células, porque não tem como se ter certeza de qual tipo de tecido ou órgão elas vão se transformar. Bom texto!

    ResponderExcluir